quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Altar

O Altar é um espaço sagrado, um cantinho pessoal de um Bruxo. Alguns praticantes têm o costume de só montar o Altar poucos antes de realizar rituais, guardando logo após os instrumentos. Outros preferem montar um Altar fixo sobre uma mesa, um aparador ou cômoda, o que fica a critério de cada um. O local mais apropriado é aquele que oferece uma certa privacidade e paz.
Os Instrumentos, quanto ao tamanho, forma, cor, modelo e maneira de serem usados variam de acordo com a preferência de cada Bruxo, já que na wicca a liberdade é algo de extrema importância.
Normalmente, o instrumento ideal é aquele que atrai, ou seja, é aquele que o Bruxo sente afinidade por alguma razão. Alguns dizem que é o instrumento que escolhe o Bruxo e não o contrário.
Quanto ao ritual, no Altar devem ser representados os quatro elementos da Natureza (água, fogo, terra e ar) simbolizados respectivamente pelos instrumentos a seguir:

Cálice (taça ou copo): representa o elemento água, que pode usado com água de chuva, mineral, ou dependendo do ritual , pode ser usado vinho. Utensílios adicionais para integrar o Altar: conchas, areia da praia, símbolo de um peixe, cisne, urso ou plantas aguaticas. Posição-oeste.

Athame (punhal): representa o elemento fogo, baseado no princípio de que a lâmina foi forjada no fogo e absorveu, consequentemente, o poder deste elemento. É usado nos rituais como direcionador de energia. Utensílios adicionais para integrar o Altar: lamparinas, pedras vulcanizadas, vela vermelha ou símbolo de uma serpente. Posição-sul.

Bastão Mágico (varinha): represente o elemento ar, partindo do princípio de que o bastão agitado contra o ar, "corta-o" e produz um som característico. Pode ser um simples pedaço de madeira ou algo mais sofisticado e tem quase a mesma função do Athame, ou seja, direcionar energia. Utensílios adicionais para integrar o Altar: sino , penas, incensos , vela amarela ou símbolo de uma águia. Posição-leste.

Pentáculo: representa o elemento terra, também usado para consagrar ervas e carregar magicamente um objeto ou instrumento que precise de um dose extra de energia. Utensílios adicionais para integrar o Altar: pires com sal, cistrais e seixos de rio, plantas e flores,vela marrom, chifres ou símbolo de um cervo ou bisão. Posição-norte.

                                                                         Lili Moon                                     



Nenhum comentário:

Postar um comentário