Entender a origem da bruxaria é retornar aos primórdios da humanidade, quando os seres humanos começaram a despertar a sua percepção para o microcosmo e macrocosmo. As primeiras manifestações de devoção registradas pelo homem remontam à pré-história, às Madonas Negras. Elas representavam o aspecto feminino do poder da natureza, eram a personificação da Grande Mãe. Quando, na lua crescente, a mulher iniciava a sua ovulação, chegando ao máximo na lua cheia e, por fim, menstruando, essa sintonia trouxe, então, a associação da lua como uma nova face para a Deusa. Enfim, a Grande Mãe dava alimento (plantações, frutas, ervas etc), calor e proteção no verão, no outono e na primavera, mas, e no inverno, quando o frio acabava com tudo, quem os protegia? Surgiu, então, o papel do homem, do caçador da tribo, do líder. Quem caçava melhor recebia as presas e os chifres da caça como símbolo de poder e honra. Associou-se, então, um aspecto masculino à Grande Mãe, que buscaria assim o equilíbrio. Criou-se o Deus Cornífero (perceberam a fácil associação com o diabo?). Entre os povos que dependiam da caça, o culto ao Deus dos animais e da fertilidade, também conhecido como Deus de Chifres ou Cornífero, foi marcante.
Princípio Feminino ou Grande Mãe
Grande Mãe representa a Energia Universal Geradora, o Útero de Toda Criação. Na wicca, a Deusa se mostra com três faces: a Virgem (lua crescente), a Mãe (lua cheia) e a Velha Sábia (lua minguante), sendo que esta última ficou mais relacionada a bruxa na imaginação popular. A Deusa Tríplice mostra os mistérios mais profundos da energia feminina, o poder da menstruação na mulher, e é também a contraparte feminina presente em todos os homens, tão reprimida pela cultura patriarcal!
A Deusa é a Mãe universal. É fonte da fertilidade, da infinita sabedoria e dos cuidados amorosos. Ela é a um só tempo, o campo não arado, a plena colheita e a terra dormente, coberta de neve. Ela dá à luz em abundância. Mas, uma vez que a vida é um presente seu, ela a empresta com a promessa da morte.
É uma existência humana entre duas encarnações. Ela é tanto a tentadora como a velha; o tornado e a chuva fresca de primavera; o berço e o túmulo. Porém, apesar de ela ser feita de ambas as naturezas, a wicca a reverencia como a doadora da fertilidade, do amor e da abundância, se bem que seu lado obscuro também é reconhecido A LUA NEGRA (Lilith).
Muitos símbolos são utilizados na wicca para honrá-la, como o caldeirão, a taça , o machado, flores de cinco pétalas, o espelho , colares, conchas do mar, pérolas, prata, esmeralda... Para citar uns poucos. Por governar a Terra, o mar e a Lua, muitas e variadas são suas criaturas. Algumas incluíram o coelho, o urso, a coruja, o gato, o cão, o morcego, o ganso, a vaca, o golfinho, o leão, o cavalo, a corruíra, o escorpião, a aranha e a abelha. Todos são sagrados a Deusa! A Deusa já foi representada como uma caçadora correndo com seus cães de caça; uma deidade celestial caminhando pelos céus; a eterna mãe com o peso da criança; a tecelã de nossas vidas e mortes; uma Anciã caminhando sob o luar buscando os fracos e esquecidos, assim como muitos outros seres. Mas independente de como a vemos, Ela é onipresente, imutável, eterna e assim como o Deus vive dentro e fora de nós.
Princípio Masculino ou Deus Cornífero
Um dos princípios da bruxaria é a harmonia tanto consigo quanto com o universo. Trabalham com energias masculinas e femininas mesmo sendo uma religião Matrifocal, a Deusa e seu Consorte vivem em total equilíbrio e igualdade, muitas das estatuetas e pinturas rupestres da antiguidade mostravam a Deusa rodeada por Animais completamente masculinos, como leões e veados, outras estatuetas tinham espécies de corpos mórficos, uma mistura do masculino e do feminino em um só ser.
Da mesma forma que toda luz nasce da escuridão, o Deus, símbolo solar da energia masculina, nasceu da Deusa, sendo seu complemento, trazendo em si os atributos da coragem, pensamento lógico, fertilidade, saúde e alegria. Da mesma forma que o sol nasce e se põe todos os dias, o Deus nos mostra os mistérios da morte e do renascimento. Na wicca, o Deus nasce da Grande Mãe, cresce, se torna adulto, apaixona-se pela Deusa Virgem, fazem amor; a Deusa fica grávida, o Deus morre no inverno (no fim dele) e renasce novamente, fechando o ciclo do renascimento, que coincide com os ciclos da natureza e mostra os ciclos da nossa própria vida.
Como a Deusa, o Deus também tem muitas faces,inclusive na wicca oculta revela-se a face obscura desse Deus. Porém nem todos os wiccanianos tem conhecimento da parte oculta, até mesmo pelo fato de ser dificil obter conhecimento desse lado da wicca. Na wicca oculta o Deus Cornífero é representado por Lúcifer (Criador da wicca juntamente com Lilith a Deusa mãe). Este Deus também possui muitos nomes,Cernunos
(kernunos) descreve bem a face deste Deus selvagem em que acreditavam os
Celtas.
Os Símbolos normalmente utilizados para representar ou cultuar o Deus incluem a espada, chifres, a lança, a vela , a flecha, bastão mágico, o tridente, o punhal, faca ou athame , as cores são o dourado, marrom, azul, verde e amarelo. Os principais Sabats ligados ao Deus é o Yule, que marca o nascimento da Criança da Promessa, em Ostara o Deus se torna um jovem que esta alcançando sua maturidade. A Deusa e o Deus são iguais e unidos.
Obs: Este texto expõe um pouco do lado oculto da wicca. Não se trata de preconceito , nem nada relacionado. Apenas transmitindo informações importantes para quem estuda wicca. Toda religião possui um lado oculto. A dica é procurar mais informações sobre esse lado. E na wicca há muitas coisas não esclarecidas.
Lili Moon
"Lúcifer (Criador da wicca...)" Putz!!
ResponderExcluirvocê realmente precisa estudar mais um pouco sobre a história...
Bom pra começar eu não creio que meu problema seja estudo. Eu passei anos estudando diferentes culturas. Catolicismo , umbanda , budismo , espiritismo, bruxaria em geral entre outras religiões . E em cada uma há algo que se interliga a outra e cada uma tem seu lado sombrio. Qualquer um inteligente suficiente ia ao menos presumir que toda religião possui seu oculto. E chamamos de "wiccaniano iludido" aquele que pratica e estuda wicca porém nunca estudou o oculto. Que na minha opinião e importantíssimo. Pois sem isso você apenas paga mico e papel de idiota com quem sabe. Por isso sempre digo que o estudo e a parte principal, não só na wicca mas em qualquer religião. Eu só me iniciei na wicca quando ja sabia suficiente sobre a maioria das religiões e seus ocultos. Aprecio muito a todas . E as respeito friamente. Acredito nos Deuses de outras religiões. Inclusive no da católica porém não e por ele que eu vivo. Não e ele por quem tenho devoção mas sei o tamanho de seu poder e respeito. Eu lhe aconselho a ler mais livros antigos. São importantes meu blog foi criado para ajudar esses "wiccanianos iludidos" ou leigos a entender e aprender não só o que qualquer livrinho novo pode ensinar mas também a aqueles assuntos que quase não se acha. Mas muitos se recusam a aceitar pois com o tempo se fecha a mente e a wicca não e uma religião de mente fechada. Se sua mente e fechada melhor virar evangélica (o) . E se minhas postagens lhe ofendem ou estão difícil demais para sua triste compreensão , e só parar de ler o blog. Obrigada pela critica isso ajuda a crescer. Boa noite e que minha deusa olhe por você . :)
ResponderExcluirSeth Thanatus, não sei se você é aquele tipo de pessoa que acredita que a "Deusa Diana" e o "Deus Cornífero" são Divindades boazinhas, que o Wicca não mexe com a Magia Negra e que Demônios não existem. Porém, se for mesmo esse o caso, você é quem deveria estudar mais história. Qualquer um pode começar indo além dos livros da Eddie Van Feu.
ResponderExcluirBlessed Be )O(