segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Cultuando Divindades

Eis um tópico em Bruxaria que muita gente acaba se perdendo, então decidi tirar algumas dúvidas.
1º- Tem como praticar Bruxaria e trabalhar com Divindades. Não é obrigatório. 
2º - É possível cultuar Deuses Celtas, Gregos, Egípcios e de várias outras culturas ao mesmo tempo. A cultura dos Deuses depende do interesse individual de cada um e, às vezes, o próprio Deus ou Deusa escolhe ir até a pessoa.
Se você se interessa por alguma Divindade, esse post vai explicar como funciona o culto e as oferendas. Comece lendo tudo o que puder sobre o Deus ou Deusa que mais te chama atenção.

O que é uma oferenda?
Uma oferenda é algo que você dá a uma determinada Divindade para expressar amor, lealdade, gratidão ou apreciação. Muitas oferendas também são dadas durante uma invocação ou ritual.

Oferendas são tradicionalmente comida e bebida, porém, há outros tipos de oferendas. Por exemplo, um Deus ou Deusa da fertilidade pode apreciar ver você sentindo prazer, então masturbação ou sexo são possíveis oferendas. Você também pode oferecê-los possessões mundanas, como um objeto, joia, anel ou qualquer outra coisa que você tenha feito. Basicamente, qualquer coisa pode ser uma oferenda. Apenas use sua imaginação.

O que a minha Divindade gosta?
Pesquisa e intuição são as melhores maneiras de descobrir. A pesquisa pode te dar algumas ideias. Você pode também conversar com alguém que já cultua essa Divindade e tirar dúvidas mais específicas.
Se não conseguir por nenhum desses meios, vá até a sua cozinha e preste atenção nas seguintes coisas:
- Sua atenção ser dirigida até um certo objeto;
- Algo não estar no mesmo lugar em que você deixou;
- Um gosto na sua boca que vem do nada;
- Um cheiro diferente; 
- Deja vu's;
(E nos melhores casos) - Uma voz dentro de sua cabeça pedindo por determinado item.

Estas são indicações de que sua Divindade está te guiando até o objeto correto.

Caso você ainda tenha dúvidas, estes itens geralmente agradam aos Deuses:
- Frutas e vegetais frescos;
- Maçãs;
- Mel;
- Suco de fruta;
- Vinho;
- Cerveja.

Com que frequência devo fazer oferendas?
Se você pratica rituais regularmente, é bom fazer oferendas em cada ritual. Se sua Divindade está associada com uma certa fase da lua, faça oferendas uma vez por mês enquanto a lua estiver naquela fase. Em caso de dúvida, o melhor caminho é seguir a intuição. 

Não faça oferendas quando não puder arcar com as despesas. Dar comida à Divindades quando você tem que escolher entre fazer a oferenda e se alimentar é desperdício. A Divindade vai entender. 

Como faço oferendas?
1º Arrume um pequeno prato de comida. Se você planeja colocar do lado de fora, é bom usar um pedaço de pão ao invés de um prato. Se sua oferenda não for comida ou bebida, prepare o que planeja oferecer. 
2º Invoque a Divindade. Você pode fazer isso acendendo uma vela, chamando a Divindade ou simplesmente fazendo uma oração.
3º Fale com a sua Divindade. Pode ser em voz alta na sua mente. Diga-os o motivo de estar fazendo a oferenda. Peça-os para aceitá-la. Coloque a oferenda no seu altar ou à sua frente. Se você está fazendo uma oferenda de "prazer", agora é a hora de fazer.
4º Medite. O indicado é de 5-10 minutos, mas pode ser o tempo que você quiser.
5º Despeça-se da Divindade. Você pode dizer "vá, se quiser; fique, se for sua vontade".
6º Você pode deixar sua oferenda no altar pelo tempo que quiser. Muitas pessoas não deixam por mais de 1 hora porque geralmente cães/gatos acabam comendo. Quando estiver pronto, pode jogar na lixeira ou colocar do lado de fora. Se é apenas comida, pode colocar em qualquer lugar. Se for bebida, jogue-a fora e diga "para os Deuses".

Estas foram apenas ideias e respostas para as dúvidas mais frequentes. O melhor mesmo é sempre seguir a sua intuição e ser criativo!



Lúthien












terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Entendendo o que é Bruxaria

Bruxaria é uma prática ou habilidade. Não é, de forma alguma, uma religião. Não é uma fé, mas muitas pessoas a praticam com um senso religioso. Todo mundo, de qualquer religião, pode ser um(a) bruxo(a). Uma bruxa não precisa ser do Wicca e nem ser Pagã, embora muitos wiccanianos e pagãos façam parte dessa comunidade -- além de muitos cristãos, budistas, hindus, ateus, etc.
Um grande exemplo que posso usar para explicar isso é a própria palavra em inglês: Witchcraft
Witch: Bruxa.
Craft: Habilidade, profissão, capacidade.
A tradução literal não seria Bruxaria, apesar de ser o termo "correto", e sim Habilidade de Bruxa.
A habilidade de uma bruxa pode ser utilizada para vários meios. Os mais comuns são: mudar o destino, ver o futuro, vingança, falar com mortos, curar os doentes, etc. A bruxaria pode(não é obrigatório) incluir: divinação, trabalho com espíritos, fitoterapia(trabalho com ervas), benção, banimento, culinária, maldição, jardinagem, feitiços, rituais, culto/adoração, viagem astral, transe e muitos outros.

Agora a pergunta mais frequente de todas: Como eu me torno uma bruxa?
Felizmente, tem apenas um jeito de se tornar uma bruxa.

1º passo: Interesse-se por Bruxaria.
2º passo: Leia o máximo de coisas que puder.
3º passo: Ponha em prática o que aprendeu.
4º passo: Chame a si mesma de bruxa.

P.S: Os passo 3 e 4 podem ser trocados de ordem.

A melhor coisa sobre a Bruxaria é que não existem regras. Não existe um conselho internacional para te policiar do que se deve ou não fazer. De certa forma isso é bom, desde que você conheça seus limites e o limite de até onde você pode interferir na vida de outras pessoas(limites legais). Portanto, nada de sacrifícios humanos!!! 
Não há códigos religiosos de certo e errado. Muitos bruxos não trabalham com Deuses, mas se você puder ou tiver algum interesse, tem toda a liberdade para tentar. Lembre-se de que Bruxaria é prática, acima de tudo. 

Lúthien



sábado, 4 de janeiro de 2014

Montando seu Altar e Círculo das Pedras dentro de casa

Lembro-me da primeira vez em que li um livro Wicca e cheguei até a parte em que explica como montar seu altar/círculo das pedras. Muita gente desistiu da prática após ler os livros e chegar à conclusão do quão complicado é montar ambos -- eu quase desisti também --, mas vale lembrar que o conteúdo de qualquer Livro das Sombras ou Grimório é algo particular de quem o escreveu. O conteúdo é o relato de como o bruxo faz suas magias, e nunca deve ser copiado. Em outras palavras, qualquer coisa que você ler sobre "montar altar/círculo das pedras" não é uma coisa padrão; cada um faz à sua maneira.
Neste post darei ideias para quem só pode praticar magia dentro de casa e iniciantes. 

Altar
Há dois tipos de altares: 1- fixos, 2- os que são montados antes dos rituais. 
Eu, por enquanto, tenho que montar altares antes dos rituais. Se você puder ter um fixo, experimente mudar a decoração e os objetos de acordo com as estações/equinócios/etc. 
Lembre-se que os altares devem ter a sua identidade neles e a decoração toda tem que ser feita à sua maneira. Uma coisa é inspirar-se em um altar; outra, bem diferente, é copiar de outra pessoa -- o que não é muito indicado. 
A regra principal para montar um altar é a liberdade. Represente tudo aquilo o que gosta do jeito que preferir. Enfeites nunca são demais: pedras, flores, conchas, amuletos, runas...


Círculo das Pedras
Um dos objetivos principais do Círculo das Pedras é a proteção. É o seu espaço sagrado. A melhor parte de fazê-lo ao ar livre é que a natureza nos dá tudo o que precisamos, mas há meios de fazê-lo dentro de casa com a mesma efetividade.
  
- Para quem não tem pedras o suficiente para formar um círculo:
Acenda um incenso e faça um círculo em volta do espaço em que vai realizar o ritual. Diga o que vier em mente e peça proteção à Deusa, para que nada maligno entre no círculo. Não é um círculo das pedras, mas tem o mesmo propósito.

Com o tempo, é bom adquirir pedras para usar no círculos. 4 é o número mínimo(Norte, Sul, Leste e Oeste).
- Para quem tem 4 pedras o mais:
Organize 4 pedras nas direções Norte, Sul, Leste e Oeste(comece pela pedra do Norte). Se tiver mais do que 4, organize-as de modo que formem um círculo. Após organizar as pedras, diga:
1- "Seja aqui o limite do Círculo das Pedras.
Nada além de amor há de aqui entrar,
Nada além de amor há dentro do Círculo emanar.
Carrega-o por seu poder, Dryghtyn!" *

2- "Carrego-o, ó Círculo
Para que seja o limite do Círculo das Pedras,
Um guardião e proteção para resguardar
E conter o poder que aqui engendramos." *

Você pode improvisar na hora ou utilizar uma dessas opções, o que te agradar mais. Não existe um jeito certo ou um jeito padrão de dizer/fazer as coisas no Wicca. A dica de hoje e sempre é: 
Inspire-se e faça adaptações. Nunca copie fielmente. 


*Retirado de O Livro das Sombras, de Scott Cunningham.



Lúthien







quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Feliz ano novo

Feliz ano novo a todos os leitores do blog "Lili Moon and Lúthien".
Este ano eu criei este blog para tirar duvidas e curiosidades dos leitores devotos da Deusa e até mesmos para os fãs de wicca. 
Para explicar as ideias desta linda religião e para mostrar o que há de mais secreto na religião. Os segredos mais sombrios... Afinal o que é uma religião sem seu lado oculto né?
E quero lembrar que podem me procurar pra tirar duvidas por e-mail também. Terei o maior prazer de ajudar. E-mail: nathy.adsg@gmail.com
Enfim eu desejo a todos vocês um ótimo 2014. Com muito amor, dinheiro , sucesso, amizade , conquistas, paz, equilibrio,harmonia, muita sabedoria e felicidade.
Que vocês encontrem seu ponto de equilibrio, a sua paz interior. Assim como encontrei a minha nesta bela religião. Façam seus pedidos, oferendas e agradecimentos a Deusa e ao Deus. 
Que este ano seja maravilhoso para todos vocês..

Que assim seja, e assim se faça. 

                                                                 Lili ☽OMoon